Coletivo

Bloco de Carnaval Karambolas do Cumbe

Área de Atuação


Funções

Descrição curta

O Bloco de Carnaval Karambolas do Cumbe, criado em 2015, faz parte de várias ações culturais desenvolvida pela Associação Quilombola do Cumbe. Vimos na agremiação carnavalesca uma forma de trabalhar o fortalecimento da identidade quilombola pesqueira, mostrando para sociedade de modo geral, a nossa existência e forma de organização social. Com a certificação do Cumbe, como comunidade remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 2014, surge a necessidade de desenvolver ações no campo cultural que visibilize, nossas práticas, saberes, processos organizativos, festas, celebrações, manifestações culturais e bem viver.

E-mail: quilombodocumbe@gmail.com

Telefone Público: (85) 99726-0734

Descrição

O Coletivo Bloco Karambolas do Cumbe, criado em 2015, faz parte de várias ações culturais desenvolvida pela Associação Quilombola do Cumbe. Vimos na agremiação carnavalesca uma forma de trabalhar o fortalecimento da identidade quilombola pesqueira, mostrando para sociedade de modo geral, a nossa existência e forma de organização social. Com a certificação do Cumbe, como comunidade remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 2014, surge a necessidade de desenvolver ações no campo cultural que visibilize, nossas práticas, saberes, processos organizativos, festas, celebrações, manifestações culturais e bem viver.
No carnaval, faz parte da tradição quilombola, crianças, jovens e homens se fantasiam de papangu (personagem misterioso do carnaval do Cumbe), onde sua identidade não pode ser revelada. Durante os dias de folia do carnaval é comum encontrar pessoas fantasiadas de papangus pela comunidade brincando o carnaval, e até pondo medo nas crianças e adultos, o que faz ser o personagem principal do carnaval do Cumbe. Criando desta forma, um clima de mistério entre os brincantes para saber a identidade da pessoa que se encontra fantasiada de papangu. Após a certificação da Fundação Cultural Palmares, a maior parte dos quilombolas do Cumbe, tinham dificuldade de pronunciar a palavra “QUILOMBOLA”, trocando o “QUI” por “KARAMBOLAS”. Desta forma, surge o Bloco Karambolas do Cumbe, que no domingo de carnaval sai pela comunidade desfilando e animando os brincantes. Na segunda-feira de carnaval, o Bloco Karambolas do Cumbe desfila no carnaval cultural do Aracati, junto do maracatu - Maracaty Nação Bons Ventos.
Momento importante para afirmação da presença quilombola no Aracati, mostrar toda a nossa riqueza e valor, demarcando lugar e dizendo para todos e todas que no Aracati tem quilombo sim. Nos dias que antecede o carnaval é uma grande animação e movimentação na comunidade, pois começa os preparativos para o desfile do Bloco com os ensaios, confecção das fantasias e produção dos abadás.
Os papangus sempre fizeram parte da história do carnaval do Quilombo do Cumbe, só que essa prática com o passar dos anos vinha sendo esquecida. Com a certificação da comunidade como remanescente de quilombo, nós quilombolas, passamos a desenvolver uma série de atividades com o intuito de aproximar mais pessoas, fortalecer a autoestima, combater o racismo e as discriminações. O que precisou realizar rodas de conversas com os mais velhos para saber e conhecer as práticas culturais realizadas pelos nossos antepassados.
Desta forma, foi criado o calendário cultural do Quilombo do Cumbe, onde durante o ano, são realizadas algumas atividades, dentre essas, no mês do carnaval o Bloco Karambolas do Cumbe. Momento importante e geracional, onde crianças, jovens, homens, mulheres e idosos saem pela comunidade em cortejo vestidos de papangu. Acreditamos desta forma, que a preservação da memória, bem como o repasse da tradição vem sendo mantida através das ações desenvolvidas por nós que fazemos o Coletivo Bloco Karambolas do Cumbe.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem